Apenas uma coisa é necessária

19 junho 2019


Olá moçada, bonita! Tudo bem? Esses dias eu fui dormir pensando na história que se passa em Lucas 10:38-42, onde Jesus visita Marta e Maria e gostaria de trazer uma reflexão a respeito disso, Jesus nos diz neste texto que apenas uma coisa é necessária. Você sabe que coisa é essa?


Caso você não conheça a passagem, é esta: 
Jesus visita Marta e Maria (Lucas 10:38-42)
38 Jesus e seus discípulos seguiram viagem e chegaram a um povoado onde uma mulher chamada Marta os recebeu em sua casa. 39 Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e ouvia o que ele ensinava. 40 Marta, porém, estava ocupada com seus muitos afazeres. Foi a Jesus e disse: “Senhor, não o incomoda que minha irmã fique aí sentada enquanto eu faço todo o trabalho? Diga-lhe que venha me ajudar!”. 41 Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. 42 Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela”.


Jesus e seus discípulos estavam em Betânia (ler João 11) e nesta cidade Jesus conhecia três irmãos Marta, Maria e Lázaro, mas o foco nesse versículo serão Marta e Maria. Eles eram amigos de Jesus, essa era uma casa onde Ele gostava de habitar. Assim que Jesus chega com os discípulos, eles são recepcionados por Marta e logo em seguida Maria senta aos pés dEle para ouvir o que estava ensinando. 

Marta não gostou do que estava acontecendo, enquanto ela se atarefava para dar o melhor aos seus visitantes e principalmente a Jesus, Maria estava apenas sentada, ouvindo os ensinamentos. Para ela isso era injusto. Então, foi questionar: "Senhor, não o incomoda que minha irmã fique aí sentada enquanto eu faço todo o trabalho? Diga-lhe (em outras versões podemos ler Ordena-lhe) que venha me ajudar!". Mas, o Senhor respondeu: "Marta, Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária (...)".

Jesus estava na casa de Marta e Maria, elas abriram a porta para o Salvador e as duas irmãs tiveram uma escolha. Quando abrimos o nosso coração para Jesus entrar, não podemos continuar fazendo as mesmas coisas de antes, nós precisamos mudar o nosso posicionamento, precisamos estar sensíveis para ouvir a voz do nosso pastor.

Vamos analisar a escolha de Marta:

Marta foi quem recepcionou os discípulos e Jesus, ela deixou que Jesus entrasse em sua casa. E logo depois foi tomar conta dos seus afazeres, que eram muitos. Isso é porque possivelmente, Marta sempre fora assim, uma mulher que cuida disso, cuida daquilo, corre daqui, corre de lá, ela não parava. Veja, Jesus não estava dizendo que os afazeres dela não eram importantes, mas naquele momento Ele deveria ser priorizado. Ele estava ensinando.

Nos tornamos Marta quando convidamos Jesus para dentro da nossa casa, para dentro do nosso coração e continuamos a fazer as mesmas coisas de antes. Não paramos. Ou também, quantas vezes deixamos Jesus de lado para cuidar primeiro da nossa vida seja ela, profissional, emocional, física e O deixamos em segundo lugar?

Agora, vamos analisar a escolha de Maria:

Enquanto Marta estava absorta em suas tarefas, Maria escolheu ouvir os ensinamentos de Jesus. Ela não quis perder a oportunidade de ter Jesus em sua casa e aprender dEle.

Quantas oportunidades perdermos por não apreciar a presença de Jesus? Por não se comunicar com Ele? Que possamos ser como Maria e escolher sentar aos pés de Jesus, descansar aos pés do amado, numa atitude de adoração e devoção.

É por isso que Jesus diz a Marta: "...apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela".

É necessário aprendermos a importância de estar com Jesus, para conversar e meditar na sua palavra. O tempo que passamos com o Senhor é um tempo de qualidade, de ganho e nunca de perda. É isso que Ele quer dizer no trecho. Precisamos organizar nossa vida, arranjar nem que seja 30 minutos para estar a sós com Jesus e aprender dEle, para colocar nossa vida aos seus pés.
Aproximamo-nos de Deus pela fé, crendo que ele existe e é galardoador de todos aqueles que o buscam (Hb 11:6) 
Vamos colocar em prática? Eu também preciso cada dia estar aos pés de Jesus. Recomendo que comece tirando 30 minutos da sua rotina para estar perto de Jesus, eu já marquei meu horário. Coloque na sua agenda do celular, se possível coloque um alarme até se acostumar com o horário. Vamos ter tempo de qualidade com o Senhor.

Leia um Salmos, cante um louvor e ore com Ele. Tenha certeza que Jesus estará com você onde for o seu momento, no serviço, no quarto, na sala, na cozinha. Lembre-se, apenas uma coisa é necessária e é estar perto dEle.

Referências: (Aos meus amados), (Ultimato) e (Tribos Fé).

Com amor,
Priscila.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) e obrigada por comentar! <3
Me encontre nas redes sociais: Instagram l Facebook l Pinterest