Como manter a constância na minha vida espiritual?


Como manter a constância  blog coragemenina

Ontem no Instagram @crgmenina informamos que essa semana a palavra chave seria constância, ou conhecida também como persistência. Por vezes pode parecer difícil ser persistente, ainda mais quando tentamos duas, três, quatro vezes e não conseguimos.Vamos entender a luz da palavra como podemos manter a consistência na nossa vida espiritual, mesmo parecendo ser tão difícil. Mas, adianto, requer esforço e fé.

O versículo base de hoje está em Colossenses 1:11, mas vamos voltar um pouquinho, pois Paulo nessa carta aos irmãos de Colosso nos ensina a partir do versículo 7 algo essencial para nossa caminhada com Deus, ele diz assim do versículo 7 até o 10: 

"Vocês aprenderam as boas-novas por meio de Epafras, nosso amado colaborador. Ele é servo fiel  de Cristo e nos tem ajudado em favor de vocês.[a] 8 Ele nos contou do amor que o Espírito lhes tem dado.Por isso, desde que ouvimos falar a seu respeito, não deixamos de orar por vocês.  Pedimos a Deus que lhes conceda pleno conhecimento de sua vontade e também sabedoria e entendimento espiritual. Então vocês viverão de modo a sempre honrar e agradar ao Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a conhecer a Deus cada vez mais."

Então observamos que Paulo pede que Deus conceda pleno conhecimento da vontade de Deus, pede por sabedoria e entendimento espiritual aos irmãos de Colosso. Então, viverão de modo a sempre honrar e agradar ao Senhor.

3 coisas que você precisa anotar agora no seu caderninho e no seu coração para buscarmos a constância na nossa vida espiritual:

- Buscar o conhecimento da vontade de Deus

Sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, então porque não buscamos essa vontade? Nós colocamos tantas prioridades na nossa vida: faculdade, emprego, viagem, relacionamento, que deixamos Deus em último plano. O tratamos com uma opção, aquele a quem  recorremos quando tudo está muito difícil. Quando deixamos isso acontecer nossa fé vai  esvaecendo, e a inconstância começa, pois não temos relacionamento, não temos intimidade.

Então, precisamos buscar a vontade de Deus para nós, através da comunhão com Ele.

- Devemos pedir ao Senhor por sabedoria 


Em Tiago 1:5 diz: 

"Se algum de vocês tem falta de  sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida."

A sabedoria que vem de Deus é pura, pacífica, amável e sincera, além de gerar bons frutos. Quando pedimos, o Senhor nos dá, mas devemos estar dispostos a buscar e receber. Pois, para quê o Senhor nos daria sabedoria, se não soubermos usar?

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,  aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Efésios 5:15-16

Que possamos pedir por sabedoria com entendimento, os sábios como lemos em Efésios aproveitam as oportunidades, são sensatos, sabem como utilizá-la. Busque a sabedoria de maneira sensata e com fé!

- E por último o entendimento espiritual

Um está interligado ao outro buscando o Senhor, começamos a ter temor pelo Senhor e o temor é o princípio da sabedoria, com ela temos o conhecimento do Santo que é o entendimento/discernimento espiritual. Como diz em Provérbios 9:10. Quando ansiamos pelo Senhor, quando buscamos mais de Deus, quando lemos a Sua palavra temos mais entendimento de quem Ele é, de quem nós somos e aquilo que Ele quer operar através de nós.

Com essas três ensinamentos, podemos chegar no versículo base que é Colossenses 1:11 "Oramos também para que sejam fortalecidos com o poder glorioso de Deus, a fim de que tenham toda a perseverança e paciência de que necessitam." Depois de passarmos pelas três fases buscar a vontade de Deus, buscar a sabedoria e o entendimento, então cultivamos a perseverança e a paciência que precisamos.

A consistência espiritual está na nossa busca constante pela presença do Senhor, de criar intimidade, de estar mais perto do Pai, de conhecer sua vontade para nós, de temê-lo e receber mais entendimento a medida que buscamos alcançar esse entendimento. Não teremos uma vida de intimidade com Deus se não formos constantes na nossa busca. Se não quisermos ter esse compromisso! Por isso, ore ao Senhor nesse dia, peça a Ele que te ajude a ser constante e se não conseguir sozinha, busque ajuda, fale com sua liderança, procure alguém, pode até nos chamar, mas não deixe que sua vida espiritual perca a constância.

2 comentários

  1. Glória a Deus! Eu tenho muita inconstância mas quero tentar mudar isso em mim! Creio q conseguirei!

    ResponderExcluir